-
Arquitetos: em-estudio
- Área: 2924 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lorena Darquea Schettini
Descrição enviada pela equipe de projeto. O prédio está localizado na cidade de Guadalajara, na esquina da rua Rubén Darío com a rua La Rioja. O projeto busca otimizar o uso do terreno por meio da geração de um volume que se adapta ao seu formato irregular.
O projeto é baseado em uma base que sobe meio nível para gerar estacionamento semi-subterrâneo, e é resguadada em respeito a às facilidades dos edifícios vizinhos. As fachadas exteriores do volume do edifício projetam-se sobre esta base de pedra e respondem, através de sólidos e transparências, aos usos interiores dos espaços. A partir de uma composição de volumes sólidos e “nervuras” de concreto que mascaram as janelas, dando privacidade e protegendo da incidência solar, geram-se espaços de pé direito duplo e terraços.
O edifício é composto por 16 apartamentos, distribuídos em um, dois ou três níveis, onde todos têm uma área aberta, seja um pátio, um terraço ou uma cobertura jardim.
No centro do edifício existe um vão de tripla altura que enquadra o acesso ao empreendimento, conduzindo a um pátio interior onde se situam as circulações verticais. Cinco apartamentos têm acesso a partir deste pátio no primeiro nível e cinco apartamentos têm acesso a partir do quinto nível, o que gera um hall de até cinco níveis de altura, atravessado por algumas pontes intermediárias que se conectam com os seis apartamentos que se distribuem nos quatro níveis intermediários , criando um espaço amplo, com privacidade e que permite a entrada de ar e luz.
O acesso a todas as moradias faz-se através da zona social, que possui um espaço aberto onde se situam a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. Nos apartamentos duplex, da área social você sobe ou desce até os quartos, dependendo do nível em que se encontram. Todos os apartamentos localizados no quinto andar possuem uma escada que leva a um "jardim na cobertura" de onde se tem excelentes vistas da cidade.